As principais causas de mortes e acidentes no trânsito brasileiro são causadas devido a falta de atenção, altas velocidades e desobediência à sinalização. Segundo o Ministério da Saúde, houve 38.651 mortes em vias públicas pelo dados mais atualizados de 2015.
Para além disso, o fenômeno do aumento de trabalho de motorista de aplicativo tem sido acompanhado por um aumento em números de agressão, assaltos e mesmo mortes de motoristas.
Partindo desse cenário quem trabalha como motorista de aplicativo, deve se atentar sempre a Direção Defensiva e procurar por formas de defesa pessoal.
A direção defensiva é composta por atitudes trânsito que possibilitam que o condutor possa prever e evitar situações de risco no trânsito. Lembra da auto-escola?
Separamos algumas dicas que levam em conta a realidade de quem trabalha como motorista de aplicativos!
CELULAR NA DIREÇÃO
Além do carro, claro, outro instrumento de trabalho dos motoristas é o celular. Além de ser meio pelo qual se fazem as corridas, é por onde o motorista orienta toda a trajetória da sua viagem.
O celular é a terceira principal causa de acidentes de trânsito, segundo Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) Mas é necessário cuidado e atenção redobrada ao usá-lo. Faça-o apenas quanto necessário para se comunicar com seus passageiros com o carro parado.
ITENS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Esteja sempre em dia! Destacamos alguns itens que são obrigatórios no carro — freios ABS, cinto de segurança e airbags frontais, Fique de olho pois nos próximos quatro anos, novas peças devem entrar no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Entre eles:
- Alerta de frenagem emergencial;
- Sistema de visibilidade traseira;
- Atualização de normativo sobre buzinas, retrovisores, dobradiças e fechaduras;
- Aviso de afivelamento dos cintos de segurança.
SEGURANÇA PESSOAL PARA MOTORISTAS
Além dos itens de segurança oficiais, outra queixa recorrentes são os assédios e violência contra os motoristas de aplicativo. A opção para defesa pessoal de motoristas é limitada, porém o uso de sprays de defesa pessoal é ainda uma das únicas soluções legais existentes.